HERÓIS NEGROS

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, os alunos do 5º ano D homenagearam os afro-descendentes, caracterizando-se de alguns heróis negros que marcaram lugar na história brasileira e produziram alguns textos.

MÃE MENININHA, UMA GRANDE MULHER.

Mãe Menininha foi uma grande mulher, ela foi escolhida para representar o terreio do gatóis pelo orixás na cidade de Salvador. Ela se casou com um descendente de ingleses. Ele era um advogado que se chamava Álvaro Mesow de Oliveira. Com ele teve duas filhas, Carmem e Cleusa. Mãe Menininha enfrentou um grande preconceito que a sociedade tinha em relação ao Candomblé. A polícia envadia os terreiros de Candomblé porque eles tinham um grande preconceito. Um dia o governador da Bahia, Roberto Santos, liberou as casas de Candomblé. Mãe Menininha Gatóis morreu em 13 de agosto com 92 anos de idade na cidade de Salvador. Ela era muito amada e seus sonhos foram realizados e assim descançou em paz.
Autores: Adrielle, Kariellem e Victor Hugo


O Grande Campeão


Adhemar Ferreira da Silva, seu modo me surpreendeu porque nasceu de família pobre. Foi considerado um herói negro porque nasceu de uma família pobre e chegou a ser um grande recordista mundial. Adhemar foi um grande homem na sua vida e para todos nós. Ele foi um grande homem porque superou suas dificuldades e desafios da vida. Ele também participou de um filme,Ofreu da Conceição. Ele teve tuberculose e encerrou sua carreira. Até no ano 2000 trabalhou para o Estado de São Paulo, se tornou coordenador da área de esporte da Faculdade de São Paulo. Sua maior marca foi um salto de 16,35m. Com esse resultado ficou tão emocionado, agradeceu a sua mãe que o criou desde pequeno. Adhemar Ferreira da Silva faleceu em 12 de janeiro de 2001, aos 73 anos vítima de parada cardíaca. Ele foi o maior herói negro.
Autores: Rafafel, Marcos Vinicius,Frank e Luís Otávio.









Nenhum comentário: